7.3.09

Aula nº 7

Hoje foi dia de desenho com tempo, para corrigir perspectiva. O motivo era livre, quaquer coisa no atelier, desde uma zona da sala grande, até objectos mais pequenos. Escolhi barra de grafite para fazer um canto com um estirador de madeira e um cadeirão em pele. Também trabalhámos claro-escuro.
A minha perspectiva está a sair melhor, antes tinha tendência a deixar "cair" as linhas orientadoras do desenho, sobretudo as que estão na parte esquerda da folha, e isso acabava por me fazer aumentar e entortar a dimensão real dos objectos. Hoje não me saí muito mal...
Comecei com esboço rápido em mancha para colocar os objectos todos no sítio, depois de ter desenhado os limites da parede e do chão. Mas à medida que o desenho evoluiu, fui detectando erros de perspectiva que tentei corrigir o melhor possível.
Um dos erros clássicos´em perspectiva é começar a pormenorizar antes de se ter metido tudo no sítio, com esboço rápido. Focalizamo-nos em detalhes, e perdemos a noção do conjunto e das relações reais de escala e posição. E às tantas o desenho torto já começa a parecer-nos igual ao motivo... Portanto, devemos corrigir sempre, e ir pormenorizando a cena toda com o mesmo grau de pormenor, em vez de nos focarmos num aspecto particular. Por isto é que o meu estirador acabou por ficar com um tampo duplo fictício, quando percebi que estava mal posicionado em relação aos outros objectos...


Sem comentários:

Enviar um comentário