19.3.09

Rembrandt

Dos dois desenhos que fiquei de fazer na última aula, só tive tempo de fazer a reprodução do estudo do Rembrandt. Comecei à uma da manhã, na véspera de ter de o mostrar, e não fiz esboços de aquecimento antes. Também não tinha uma boa folha de papel, que não enrugasse com a aguada da tinta da china, e tive de fazer num papel de fotocópia normal...
Gostaria de ter tido tempo de fazer mais uma ou duas tentativas, depois do primeiro estudo. Apercebi-me que não é só a observação visual que me faz captar as formas, os tons e a essência dos motivos a desenhar. Preciso de "aquecer" a comunicação entre a mão e olho através de alguns primeiros esquiços mais rascas, antes de fazer um trabalho que me deixe satisfeita. Isso deve significar que estou a deixar de lado o consciente, e o aquecimento serve só para sintonizar a mão com o olho.
Fiz o desenho à pressa para não ser a única a chegar à aula sem o trabalho de casa feito. Afinal, fui a única que fez alguma coisa! O Nicola gostou do trabalho, consegui explorar vários tipos de traço, mancha e aguada diferentes. O objectivo era treinar a composição, e acho que fui mais ou menos bem sucedida.
A primeira foto é da fotocópia do desenho do Rembrandt, que o Nicola deu, e a segunda é o meu desenho.

Sem comentários:

Enviar um comentário