7.3.09

Aula nº 10

Esboços rápidos. gestuais, do Nicola e do Luís, que partilha com ele o atelier. A maior parte dos desenhos foi feita sem podermos olhar para a folha de papel (!). Assustei-me, e nos primeiros fiz batota. É verdade que os desenhos feitos sem olhar para a folha não se parecem com nada, mas curiosamente gostei muito do tipo de traço que fiz, muito espontâneo, quase uma linha única a dançar no papel. Trata-se de desligar o consciente e explorar a relação visceral entre a mão e o olho.
Nos dois desenhos que fiz depois, com mais tempo e já a poder olhar para a folha, dos braços do Nicola, consegui utilizar um pouco mais dessa liberdade, e gostei do resultado final.
Estou maravilhada com os progressos, porque se há uns anos desenhava alguma coisa de jeito, nunca o fiz com a qualidade e liberdade da expressão que estou a conquistar tão rapidamente.
Olho para os desenhos da Lucília e do Giancarlo, que claramente manifestavam, na primeira aula, dificuldades tremendas a fazer o que quer que fosse, e ainda fico mais surpreendida!





1 comentário: