14.2.09

Aula nº 4

Novamente esboços rápidos de 10 segundos (cerca de 25). Hoje estava especialmente cansada quando cheguei à aula. Saí-me razoavelmente bem nos esboços a carvão, porque exigem o máximo de concentração.
Depois, o Nicola pediu para desenharmos uma paisagem imaginária. É das coisas mais difíceis para mim, porque trabalho todos os dias com a paisagem. Basta-me ouvir essa palavra para me lembrar de trabalho, trabalho, trabalho... nomes de espécies, lancis em betão ou pedra, drenagem, tipo de rega, modelação do terreno... Adoro a minha profissão, mas o que é certo é que já não tenho um olhar inocente sobre a paisagem. E como estava cansada, sem imaginação, fiz um desenho visivelmente contrariada...
O Nicola gostou dos meus esboços, estou a soltar-me mais. Mas tenho um traço ainda rectilíneo, que devo contrariar sobretudo quando desenho formas orgânicas. Interessa a atitude com que se desenha, captar expressões, ambiências, mais do que fazer um registo fotográfico sem alma.
O desenho de uma forma orgânica estará sempre mais próximo do modelo se for desenhado com linhas orgânicas, certo?






Sem comentários:

Enviar um comentário