12.2.09

Aula nº 3

Hoje temos mais uma pessoa, a Lucília. Tem 42 anos e nunca desenhou, tal como o Giancarlo, astrónomo. É fotógrafa, e tem 5 filhos! Nunca é tarde demais para começar. Diz o Nicola que a desvantagem da idade pode ser anulada pelo trabalho constante. Um grande talento não desenvolvido será muitas vezes superado por um talento menor que persistiu.
Primeira fase da aula: esboços rápidos em 10 segundos.
Segunda fase: dois desenhos sem contagem de tempo (cerca de 10-15 minutos). Os meus não ficaram 5 estrelas, porque quando desenho mais devagar, sem carvão (que foi o caso, usei uma barra de grafite), tenho alguma tendência para perder o ritmo e focalizar em pormenores antes de ter desenvolvido o esboço rápido da cena toda. Por isso, quando dei conta, no primeiro desenho já estava a colocar objectos fora do sítio... Fiz uma segunda tentativa mais rápida, trabalhando apenas uma fase da cena para não me dispersar tanto.
Escusado será dizer que desde que voltei a desenhar, BORRACHA NÃO VALE!
Críticas do Nicola: se não mantiver o ritmo, perco a concentração e a expressão. Mas estou a começar a relacionar bem os objectos e a corrigir os meus erros de perspectiva, mais evidentes na primeira aula.
Sinto a mão a começar a desenferrujar, como se não a usasse há muito tempo...





Sem comentários:

Enviar um comentário