5.4.09

Aula nº 18

Aula de modelo nu. Hoje não houve esboços rápidos, fizemos apenas desenhos de cerca de 10-15 min. cada. Esse tempo permitiu-me, em algumas poses, fazer um esboço rápido para compreender rapidamente os volumes, sombras, etc., e só depois, noutra folha, fiz um desenho mais trabalhado.
Acho que correu bem melhor do que as outras aulas. O desenho está muito mais solto e dinâmico. Mas o Nicola diz que tenho mesmo que ir definindo pontos de referência para ir confirmando distâncias e proporções, e também linhas orientadores (por exemplo, qual o ângulo da linha que passa pelo nariz e pelo dedo maior do pé, numa determinada pose?). Também ajuda a observação do espaço negativo (por exemplo, o espaço entre o braço e o tronco, quando a mão está apoiada na anca. É trinagular? Qual o lado maior? etc.). Com o tempo, tudo isto se torna muito intuitivo, mas agora é preciso treinar o olho. E a mão. Já me vou sentido mais confortável com o carvão, para explorar diferentes tipos de linha, mancha,... Acho que isto é como aprender uma língua nova! Quanto mais palavras vou aprendendo, melhor vai sendo o meu discurso, e mais complexas as ideias que posso comunicar.
Saí a correr para ir ver o memorável concerto de Cinematic Orchestra no Sá da Bandeira! :)



4 comentários:

  1. curti bué os teus desenhos... muito fixes!!!!
    Claudia Cesário

    ResponderEliminar
  2. Dá para ver a evolução... Os desenhos estão muito bons! :-)
    Daniel

    ResponderEliminar
  3. Estás a evoluir bastante! Será que já me dás aquele teu quadro que sempre te pedi?? Hehehehe!

    Emanuel

    ResponderEliminar
  4. Estão cada vez melhores :) E quando é que desenhas um nu masculino hihihi
    Célia

    ResponderEliminar