5.4.09

Aula nº 15

Hoje passámos do formato de papel A3 para o A1, em cavalete. O tema era uma cena do atelier, a carvão. Comprei uns carvões novos, de excelente qualidade, e senti-me muito mais confortável a desenhar. Porém, tive dificuldade em fazer o esboço rápido do desenho, antes de começar a pormenorizar, porque me senti perdida no tamanho da folha. Como eu estava de pé, uma parte da folha estava muito baixa, a terminar na linha da minha anca, e o resto terminava acima da linha dos meus olhos. Cometi o erro clássico, ao "esticar" o desenho todo de acordo com o meu ângulo de visão. Ou seja, os objectos que estavam abaixo da minha linha de visão (sofá, mesas,...) ficaram no fundo da folha, e os que estavam acim, ficaram no topo da folha (candeeiro, chapéu, linha do tecto), distorcendo a real proporção da cena.
O Nicola apontou algumas correcções, e disse que eu deveria ter sempre alguns pontos de referência no desenho, e linhas orientadoras, para evitar este erro. Por exemplo, a partir do sofá, qual a distância relativa ao candeeiro, e qual o ângulo da linha que passa pelos dois objectos? Até fui medindo as distâncias, mas nunca em relação ao mesmo objecto, e só no fim é que percebi que havia alguma coisa esquisita no desenho...
Mas penso que a expressão resultou bastante bem, e apesar de não corresponder exactamente à cena, o desenho ficou agradável! :)



1 comentário:

  1. Estou a gostar muito de ver a tua evolução...parabéns!!Beijinhos
    Célia Bot

    ResponderEliminar